domingo, 22 de novembro de 2009

Barril the second

No meu post anterior, o catela fez-me uma pergunta que visava o segundo barril. Eu ia responder na secção de comentários, mas o comentário começou a ficar muito grande, por isso decidi dedicar um post a isso, até porque é um tema interessante.

O 2nd barril em bluff tem muito que se lhe diga, e é sem dúvida um passo importante (mas não mandatório) para quem quer ser ganhador no poker. Digo que não é mandatório, porque se uma pessoa nos micros se limitar a jogar as suas maos for value, vai ter uma winrate positiva. No entanto há sempre coisas que podemos fazer para aumentar os nossos lucros, e aí é que entra o bluff.

Há vários factores que se deve ter em conta quando se vai 2nd barrilar: as nossas cartas, a board, o nosso range (aos olhos do adversário), o range do adversário, a stack do adversário, a nossa imagem, as stats e a imagem do adversário, a carta que vem no turn.

Basicamente, as primeiras perguntas que temos que fazer a nós próprios quando vemos um flop é a seguinte: "O flop encontra-se dentro do range do villain?" e depois "O flop encontra-se dentro do nosso range?" E é este raciocinio que vamos fazer sempre que temos que decidir se mandamos uma cbet em bluff ou não.
Depois, quando a cbet não resulta, temos fazer o mesmo raciocinio para o turn: "O turn terá ajudado o villain?" "O turn está dentro do meu range?", e fazendo esse raciocinio, e ponderando com muitos outros factores, decidimos se mandamos 2nd barril ou não.

Tenham em mente que ninguém folda por 99 em J52, ou KT em QT2 à primeira... mas há segunda, já muito pouca gente continua.

Imaginem que raisamos AJ preflop, levamos um call e na board bate 227. Cbetamos, mas o villain nunca nos vai dar crédito por termos acertado na board, por isso vai floatar sempre com quase any 2 cards. Aí temos que pensar que ao disparar no turn, o villain ja nao vai poder continuar apenas com air, e vai foldar grande parte do range.
Claro que isto muda bastante de villain para villain. Se um villain com 70% de fold to cbet me floata no flop, eu ja lhe vou dar mais crédito, logo será menos provável eu disparar uma segunda vez. Pelo contrário, se um villain tem 30% de fold to cbet, sabemos que muitas vezes vai floatar no flop com mãos que não podem dar call a uma segunda bala no turn.

Outra coisa que se deve ter em conta é a carta que bate no turn. Há cartas que são optimas para double barrilar, enquanto que ha outras que são péssimas. Por exemplo, imaginemos que raisamos preflop com QJ; levamos um call e o flop vem 368. Mandamos uma cbet e levamos call. Uma optima carta para double barrilarmos é por exemplo um K, porque se encontra no nosso range (de raise preflop) e não se encontra tanto no range do adversário. Uma má carta para 2-barrilarmos é por exemplo o 7 de espadas, porque põe na board muitas mãos que vão continuar a dar call nas proximas streets.
Atenção que se o villain estiver short, temos menos probabilidade de o fazer foldar uma mão, sendo que quanto mais short estiver o villain, mais facilmente ele cola com qualquer coisita que tenha na board (um par, um gutshot, etc).

Outra coisa que se tem que ter em conta, são os nossos draws. Claro que se flopamos um flush draw ou um straight draw, já nem nos vamos preocupar tanto com os outros factores, vamos querer é disparar no flop e no turn porque é quando a nossa fold equity (probabilidade do villain foldar) é das maiores, e para alem disso, estamos a inflacionar o pot para stackarmos o villain das vezes que bate o nosso draw e o villain tenha realmente alguma coisa.

Embora eu tenha dito que caso o adversário folde a muito poucas cbets é uma boa situação para 2nd barrilar, isto nem sempre é verdade. Se alguma vez virem um villain a dar a call a 3 barris com bottom ou midpair, ou mesmo pior (aqueles que simplesmente se recusam a largar AK), então aconselho a não mandarem cbet sequer. Esses sao villains que são stackdos muito facilmente, porque basta eles terem um midpair (ja para nao falar de top pair) que ja vao estar a jogar pela stack. Por isso, há que ter sentido de oportunidade e escolher bem os nossos spots. Só é pena é haverem cada vez menos villains desses :(

Nunca se pode perder a noção da imagem que temos na mesa. Se temos uma imagem muito nit, é obvio que o 2nd barril vai resultar muito mais vezes, e pelo contrário, se temos uma imagem muito agressiva, é mais provável que te façam call down com mãos mais marginais. Por isso há que balancear bem as nossas acções.
Imaginemos que num curto espaço de tempo durante um jogo, fazemos 6 raises pre flop, e das 6 vezes levamos call da mesma pessoa. Em nenhuma das vezes flopamos nada, soque as boards que saem são optimas para cbets e os turns sao todos optimos para 2nd barril. Ao mandarmos as 6 vezes 2nd barril, o villain facilmente vai reparar que algo ali nao bate certo, e vai começar a fazer call muito light. Por isso, secalhar convem balancearmos ao não mandar 2nd barrils sempre que tenhamos oportunidade, porque vai estragar a nossa imagem.

A partir do momento em que reparamos que alguem se está a adaptar ao nosso jogo, temos imediatemente que nos fechar e passar algum tempo a jogar apenas for value. O truque é estar sempre um passo a frente do adversário; a partir do momento em que ele se adapta ao nosso jogo, temos que mudar de estilo. Assim, quando o villain pensa que estamos a bluffar, na realiadade temos uma mão, e quando o villain pensa que temos uma boa mão, na realidade temos um bluff.

Há muitos outros moves que vão melhorar a nossa red line, como o float, check-raise bluff, 3rd barrel bluff, etc, sendo que todos necessitam de boas reads nos adversários. Eu obviamente nao sou a melhor pessoa para falar sobre isso, já que a minha red line ainda é negativa.


Fico-me por aqui, muitos Jack king off para toda a gente!


BTW, hoje, domingo, vou jogar o sunday million na stars, qualifiquei me pelos steps. Se tudo correr como prevejo, amanha vou estar rico! Wish me luck.

2 comentários:

catela disse...

Boa sorte no SM, e obrigado por me teres respondido!
Li e vou voltar a reler para interiorizar.

[]

FabioMartins disse...

Muito bom post... Houve uma altura em k abusava destes 2nd e 3rd's barrels... Também foi mais pela experiência que aprendi a controlar e a decidir as melhores situações. Este post vem ajudar ainda mais nesse sentido.

keep the good work Jorge!