terça-feira, 23 de março de 2010

Rubríca: Faltam telhas no meu telhado, A.K.A Leaks comuns nos regs de small stakes: parte 1: Agressividade exagerada e consequencias + adriana lima

Engraçado que ainda ontem escrevi sobre a minha intenção de escrever sobre aspectos estratégicos importantes, e hoje já me veio à cabeça um tema bastante relevante para quem, como eu, está a transitar dos micros para os small stakes. Estava a tentar estudar para o meu teste para amanha, mas mesmo assim decidi escrever um bocadinho porque nao estou a conseguir tirar a cabeça do assunto (ou vice versa).

Eu sei que, provavelmente, a maioria das pessoas que lê este blog joga nos micros, mas como presumo que eventualmente vão querer dar o salto para os níveis mais altos, acho que é um tema importantíssimo para todos, e se tiverem em conta o que vão ler aqui, pode ser que não façam tanta donkisse como eu faço nas mesas!

A única diferença entre os micros e os small stakes é a qualidade dos regulares, porque os donks são os mesmos e jogam todos da mesma forma e devem ser explorados todos da mesma maneira, seja em NL10 ou em NL1000. Nos micros os regs raramente nos causam problemas, são todos muito tight (como deve ser) a jogar 14/10 e por isso é possível, e preferível, evitar o confronto com eles a grande maioria das vezes.

Ao saltar para os small stakes as coisas mudam completamente, e acreditem, é impossível estar preparado para o nível de agressividade dos regulares. Toda a gente viu um vídeo do aejones ou do baluga ou de quem quer que seja a falar sobre 3betar light, e o resultado é eu ontem estar numa mesa de NL100 em que o jogador com taxa de 3bet mais baixa era 8.8%. E esta é a primeira leak: "vou fazer 3bet porque posso, embora não saiba porque"

sexy relief
/sexy relief

E nós ao subír de nível, ainda a jogar um bocado scared money, sem estar habituado a tanta agressividade preflop vamos assumir que estamos sempre a ser out-playados, e aí entra a segunda e a minha maior leak: "Estou decerteza absoluta a ser bluffado!" ou over-adjustment, ou ainda "ele tem um flushdraw decerteza absoluta!" que implica tentar combater a agressividade com mais agressividade ainda.

Começa então a desgraça: 4-bet bluffs a torto e a direito até que não conseguimos largar KJo preflop, começar a colar a 3bets com T8s, tentar bluff-catchar em riverbets que nunca na vida são em bluff, dar call a 3barris com midpair porque o villain tem o range polarizado e esse tipo de tretas. E claro, às vezes vamos conseguir levar o pot com um 4-bet buff, e outras vezes vamos fazer call down com uma mão marginal e vamos levar o pot, mas essas vezes não se vão comparar àquelas em que vamos bater contra uma parede.

A solução para isto é tão óbvia que não sei como demorei tanto tempo a chegar lá: Jogar Tight.

Se estou numa mesa com 2 jogadores que 3bettam muito light das blinds, porque é que vou tentar rouba-las com J8o? Se já não há crédito nenhum para a 3bet em situações BvB, porque é que vou squeezar com KTo da bb? É claro que jogar tight tem as suas desvantagens, porque corremos o risco de ser explorados, mas até nos sentirmos confortáveis com os jogadores, até sabermos o seu padrão de jogo e até estarmos bastante confortáveis com o nosso jogo posflop, esta é sem dúvida a melhor solução. Depois sim, devemos aproveitar a nossa imagem tight para 3-betar e 4-betar em bluff algumas vezes em spots decentes, 2 ou 3barrilar em bluff um villain com um fold to cbet% muito baixo, e acreditem, quando estamos a jogar tight os nossos bluffs resultam muito mais.

Enfim, queria ter-me expressado melhor, mas foi o que saiu, espero ter feito algum sentido!

No futuro proximo vou escrever a parte 2, em que vou falar de outras leaks comuns do reg de small stakes, e vou ver se arranjo uma foto mais fixe da adriana lima para por, ou de outra gaja feia qualquer. Até lá, abraço!

8 comentários:

Confucius disse...

Bom post.

Acho que também temos que ter em conta a sala em que jogamos.

Por exemplo microgaming é dos sites mais agressivos onde joguei NL100.

Na bossmedia apesar de existir alguma agressividade, não se compara.

Sem dúvida creio que por vezes jogar apenas abc é bastante melhor. Não sei se serei apenas eu, mas na bossmedia os meus bluffs parecem ser called quase sempre. E sempre que tenho um monstro eles são stackados, muitas vezes porque fazem bluffs desnecessários. Portanto valerá a pena bluffar com frequência? De momento diria que não...

JorgeNevada disse...

Nunca joguei NL100 na microgaming por isso não posso opinar sobre o assunto, mas olha que NL100 na bossmedia também é extremamente agressivo.

Ontem, numa mesa de NL100, tava na SB com AA, e a BB era um bom reg, com praí 8% 3bet. Eu raiso e ele faz-me 3bet, eu faço 4bet e ele imediatamente 5bet shova e no fim da mão vira Q2s.

Confucius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Confucius disse...

A Unibet faz parte da rede da microgaming, pensava que tinhas jogado lá NL100.

Sinceramente acho que microgaming >>> bossmedia em termos de agressividade.

8% de 3bet não é nada de especial, provavelmente deve ter bastante mais de BB, seja como for SB vs BB é normal existirem mais bluffs.

Outra coisa, como bossmedia tem mesas de 5 jogadores invés de 6, os valores tendem a ser ligeiramente mais altos.

Seja como for, queria dizer que a rede influencia em muito o estilo dos jogadores. Por exemplo na iPoker são dos jogadores mais passivos que já vi. Isto tendo em atenção apenas redes grandes.

JorgeNevada disse...

Cheguei a jogar NL100 na unibet mas não foram muitas mãos. Mas sim, era mais agressivo; não porque os regs sao mais agressivos na microgaming, mas pura e simplesmente porque ha muito mais regs relativamente aos que existem na boss.

Quanto a questão dos 8%, na situação que eu referi, era uma mesa em que o gajo com 3bet% mais baixa era de 8%, porque tava lá um que 3betava 20% em mais de 500 mãos. Mas isso também não tem relevancia

Precisamente por serem mesas de 5 max que o jogo fica mais agressivo.

Anónimo disse...

Mais sexy relief's, s.f.f.! :P

Confucius disse...

Como diz o pokerov, aguardamos por mais sexy reliefs e pela continuação do post :P

Já agora, qual achas que é o melhor horário para grindar na bossmedia?

JorgeNevada disse...

Durante a tarde e durante a noite existem muitas mesas boas, soque é mais difícil encontra-las e é preciso fazer uma table selection melhor.

De madrugada não há muitas mesas, mas as que há costumam ser sempre boas, por isso acabo por n fazer mt table selection porque jogo em quase todas as que estão disponíveis.

De manha nunca joguei.