segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vermelhices

No final de Agosto estava a ver o meu gráfico todo contente... mais um mes bem up, até que decido carregar no botãozinho que lê: "Showdown winnings". Já estava à espera de ver a linha azul bem lá em cima, e a linha vermelha com uma descida extremamente acentuada. Não me ficando por aí, ponho o rato em cima da linha vermelha e vejo que em pots sem showdown estava 1260 euros down. "Eeer... perdi 1260 euros em pots sem showdown?! Será que isto é normal?" Alguma coisa não estava a correr como deveria.

Eu tinha noção que o meu poker baseava-se básicamente em escolher spots para jogar pela stack dos piores, e evitar quase sempre qualquer spot que fosse mais marginal. Mas será que mesmo assim não podia melhorar isso um pouco, não mudando muito a minha matriz de jogo?

Decidi então analisar o meu jogo, e vi que eu tinha (e tenho) mais leaks que o telhado de uma casa abandonada que sobreviveu ao terramoto de Lisboa. Falhava muitas cbets, jogava muitos turns em check/fold quando me davam call a cbets no flop (quando nao flopava nada está claro), entre outras coisas.

Agora vejo o poker de forma ligeiramente diferente. Quando comecei a usar o 2º barril em muitos mais spots fiquei surpreendido com a quantidade de folds que originava. Descobri que muitas vezes não foldam 99 numa board 36J, ou AT numa board 3TK, etc. Quando antes via um sujeito com 30% de fold to cbet, a minha tática era nunca cbettar com air e cbettar sempre com mão. Agora a minha tática (com air) é mandar cbet no flop e 2º barril no turn porque esses sujeitos a grande maioria das vezes vão estar tão fracos que não têm possibilidade de dar call a um 2º barril.

O proximo passo será ganhar coragem para mandar o 3º barril no river mais vezes. Já me aconteceu várias vezes levar 2 calls no flop e turn, e no river jogar em check/check e ver que se tivesse disparado uma terceira bala teria concerteza levado o pot.

Atenção que cbettar 2barrilar e 3barrilar depende obviamente do villain, da board, da stack e da imagem. Nunca se deve fazer isso às cégas, mas posso falar disso noutro post.

Posto isto, os resultados não são perfeitos, mas já são animadores:


Em Agosto pelas 9K mãos estava cerca de 520 euros down em non-showdown pots, e estava a jogar NL20 (maioritariamente) e NL40.


Em Setembro, depois de me ter apercebido desse problema e de ter adaptado um pouco o meu jogo, pelas 9K hands perdi apenas 174 euros em non showdown pots, estando a jogar NL40 (maioritariamente) e NL50, ou seja, aumentei a parada e ainda estou a perder menos.

Sei que a sample de mãos ainda é pequena mas penso que isto mostra algumas melhorias, resultados da minha ligeira mudança de estilo.

Enfim, sei que ainda há muito trabalhinho a fazer, mas pouco a pouco vamos melhorando o nosso jogo.

Assim me despeço, boa sorte nas mesas!

13 comentários:

007 disse...

Quere melhorar a redilne? Dá uma vista de olhos nos videos deste menino:

http://img196.imageshack.us/img196/6098/msnlgraph.png

http://www.pokersavvy.com/plus/videos?pro=51775&form_token=ac54b030c9bfa13c7ddb926558a8b2fe&form_id=psvideo_filter_form&gametype=0&players=0&series=0&stakes=0&op=Filter

JorgeNevada disse...

Vou dar uma vista de olhos. Mas tendo em conta os stakes que ele joga, esses videos nao serão mais indicados para pessoal que joga niveis mais elevados?

Well, vou ver os videos anyway e depois dou feedback.

JorgeNevada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JorgeNevada disse...

Pena, so posso ver os previews. tenho que aderir ao free trial porque os previews interessaram me bastante.

Btw sick graph :O

007 disse...

Se não quiseres subscrever o site manda-me um mail/pm no fórum que eu mando-te os vídeos.

JorgeNevada disse...

Obrg pelos vieos 007, para ja so vi um ainda mas estou a curtir bastante. Era mesmo disto que eu precisava! Obrg.

Joaric disse...

Viva Jorge, gostei muito do teu blog e da evolução.

Vou acompanhar para ver se melhoro o meu jogo também, visto k ao contrário de ti só descobri a disciplina o mês passado, lol.

Por coincidência este mês també estou a melhorar a minha linha vermelha.

GL

cate disse...

Sera que alguem me podia mandar os videos pelo pokerpt? Realmente é uma grande leak que tenho

catela disse...

btw o meu nick no pokerpt é catela..enganei-me em cima. Jorge podes enviar-me isso?

JorgeNevada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JorgeNevada disse...

Obrigado Joaric!

Catela da-me o teu mail.

Arise disse...

boa evolução :) boa sorte com o blog. quando tirar um tempinho para voltar a actualizar o meu vou adicionar o teu à lista de blogs ;)

JorgeNevada disse...

Obrigado!